O que é PHP?

O PHP é uma linguagem para programação de scripts do lado do servidor, que podem ser incorporados ao código ou gerar código HTML. O PHP é uma linguagem gratuita e multiplataforma.

O que é PHP?

PHP é a sigla para Hypertext Preprocessor. É uma linguagem de programação do lado do servidor, gratuita e multiplataforma, que possui uma muitas bibliotecas de funções, além de possuir uma extensa documentação.

Uma linguagem que atua do lado do servidor é aquela que é executada em um servidor da Web, antes de a página ser enviada para o cliente. As páginas em execução no servidor podem executar acesso ao banco de dados, processos, rede e outras tarefas, para posteriormente criar uma página final para o cliente (cliente pode ser entendido neste caso como o navegador que um usuário usa para acessar uma página).

O cliente recebe apenas uma página com o código HTML, resultante da execução do PHP. Como a página resultante contém apenas código HTML, ela é compatível com todos os navegadores.

Origem e evolução do PHP

O PHP foi originalmente criado em 1994 por Rasmus Lerdorf, mas como o PHP é desenvolvido sob uma política de código aberto, ele teve muitas contribuições de outros desenvolvedores ao longo de sua história. O PHP vem evoluindo muito ao longo dos anos e atualmente possui a versão 8.1 como versão estável.

O que o PHP pode fazer?

O PHP pode ser usado para criar diferentes tipos de aplicações web graças a sua extensa biblioteca de funções com a qual está equipada. Estas bibliotecas de funções abrangem desde cálculos matemáticos complexos até tratamento de conexões de rede.