Não confunda os métodos da Collection com os do Eloquent!

No Laravel, temos o Eloquent que, na minha opnião, é uma das melhores coisas existentes no Laravel. Sua forma de trabalhar com os relacionamentos e com as consultas ajudam bastante a agilizar o desenvolvimento.

Algumas coisas no Eloquent parece funcionar como se fosse mágica. E eu confesso que, sempre que tenho essa impressão, costumo a querer investigar a fundo para ver como as coisas funcionam "por baixo dos panos".

Eu tenho a [boa] mania de sempre olhar o código-fonte para ver como os frameworks funcionam. E percebi que tem algumas coisas sobre o Eloquent que pode fazer algumas pessoas caírem em uma armadilha por não saber o que estão fazendo.

Por exemplo, alguém que está começando a usar o Laravel agora, talvez não soubesse responder qual é a diferença entre as duas chamadas abaixo:

Usuario::count();
Usuario::get()->count();

Ou mesmo dessa:

Usuario::where('idade', '>', 18)->count();
Usuario::where('idade', '>', 18)->get()->count();

Pode parecer óbvio para alguns, mas eu já vi muitas pessoas usarem as duas formas com se fosse a mesma coisa.

Qual é a diferença?

Eu creio que é preciso explicar as diferenças aqui.No primeiro exemplo, ao chamar Usuario::count(), você está fazendo uma consulta no banco de dados para trazer quantos registros a tabela vinculada aquele model tem.

Em outras palavras, será executado uma SQL para contar os registros. Algo como:

SELECT COUNT(*) FROM usuarios

Na segunda chamada, ao usar Usuario::get()->count() você está fazendo algo muito diferente do primeiro exemplo. Você está simplesmente chamando TODOS os registros existentes no banco de dados e contando cada um deles pelo PHP.

Para entender melhor: Usuario::get() vai trazer uma lista de usuários presente no banco de dados. Essa lista não vem em um array, e sim dentro de uma instância da classe interna do Laravel chamada Illuminate\Database\Eloquent\Collection. Essa classe por sua vez também tem um método chamado count. E o count dessa Collection não conta os itens através de uma SQL Query, mas através da função count do PHP, contando cada item trazido nessa coleção.

Eis aqui um problema: Se as pessoas usam Usuario::get()->count() achando que isso está fazendo uma consulta no banco, isso pode gerar um sério problema. Pois, se a consulta retornar 10000 registros, isso estará carregando 10000 registros para a memória apenas para contá-lo, ao invés de simplesmente retornar um número inteiro, como no caso de Usuario::count().

Isso pode parecer algo inocente, mas ao meu ver é um erro grave.

E para variar, além do exemplo citado acima, existem outros métodos dentro da classe Collection que possuem os mesmos nomes dos métodos que fazem operações com queries.

Posso citar os que lembro nominalmente: sum, pluck, find, first, avg, where ... e é bem provável que tenha outros...

Por exemplo, no caso do sum, poderíamos ter o mesmo problema mostrado anteriormente.

Veja:

// SELECT avg(idade) FROM usuarios
Usuario::avg('idade'); 
// Carrega todos os usuários para a memória 
// e soma a média da idade pelo PHP
Usuario::get()->avg('idade'); 

Como distiguir esses métodos?

A primeira coisa que é necessário reparar é que os métodos no Eloquent porem ser chamados tanto como estático como dinâmicos. Exemplo:

Usuario::count()
Usuario::where('valor', '=', 1)->count();

A primeira coisa que é preciso entender nesse caso: O método count na verdade não pertence ao Model em si, e sim a uma classe interna chamada de Illuminate\Database\Eloquent\Builder.

O que chamo de Eloquent é a classe Model, que é na verdade Illuminate\Database\Eloquent\Model, que é uma classe abstrata que usamos para herdar em nossos models, para realizamos consultas.

Internamente, a classe Model tem definido os métodos __call e __callStatic. Estes são dois métodos mágicos do PHP, que tem como finalidade definir o comportamento da classe ao tentar chamar um método não declarado na mesma.

O Model se vale desse comportamento e, ao chamar o método count, ou where, ou sum, ele chama esses métodos de Illuminate\Database\Eloquent\Builder, pois na realizade eles não percentem à classe Model.

Dessa forma, as duas chamadas abaixo são equivalentes:

Usuario::sum('idade');  // 'sum' como método estático
Usuario::query()->sum('idade');  // 'sum' como método dinamico

Como o próprio nome indica, a classe Builder tem como objetivo "montar" a SQL de acordo que os métodos são chamados. Cada chamada "monta" uma parte da SQL. E por fim, quando você chama get, first, sum ou count, você está fazendo uma operação no banco de dados.

Desses citados, o get é o que retorna uma coleção (a Collection). E é esta Collection que tem os métodos que possuem os nomes parecidos com as da Builder.

Sendo assim, entendemos que, enquanto não charmamos o método get, estamos na verdade trabalhando com query builder do Laravel, cuja função é montar a SQL. E ao chamar get, estamos trazendo os resultados do SELECT em uma coleção.

Exemplo:

$query = Usuario::where('idade', '>', 18); // Builder
$usuarios = $query->get(); // Collection

$usuarios->count(); // contagem vinda da coleção $query->count(); // contagem vinda do banco

Além disso, nada impede que você descubra quem é quem através de um simples debug. Você pode tentar a função get_class, por exemplo, para saber a classe do objeto utilizado.

$query = Usuario::where('nome', 'Wallace');
var_dump(get_class($query)); // Builder
var_dump(get_class($query->get())); // Collection

Nota: O Model tem um método chamado all, que muitos desenvolvedores usam também e fazem a mesma coisa que eu exemplifique acima. O all é apenas um alias e tem basicamente o mesmo efeito que o get: chamar o resultado da consulta ao banco numa coleção. Então, fique atento!

Espero que essas dicas ajudem a evitar dores de cabeça :)